Você sabia que não existe apenas um jeito de fazer marketing? Isso porque não há apenas um tipo de marketing, mas vários deles. E cada um com um foco específico e uma estratégia diferente.

Conhecer esses tipos de marketing e a forma de aplicá-los pode lhe ajudar a destinar melhor seu orçamento e ainda elaborar campanhas mais eficazes em função da fase em que seu negócio se encontra.

Continue lendo este artigo e descubra quais são esse tipos para saber como aplicá-los e quais são as estratégias que cada um traz.

  1. Data Driven Marketing

Voltado para dados, esse tipo de marketing evita equívocos pois elimina o “acho” por meio da coleta e análise de informações de usuários. Dessa maneira é possível elaborar campanhas mais eficazes.

  1. Marketing Direto

Suas estratégias envolvem ações que mantêm o contato diretamente com o público, como o envio de e-mails, venda pessoal, catálogos e telemarketing. Exigem pouco recurso financeiro e possibilitam alavancar as vendas e fidelizar clientes.

  1. Marketing Indireto

Sua estratégia é exibir a marca ou produto de uma forma sutil, que não pareça ser uma propaganda. É o que acontece em filmes e novelas, quando o ator dirige um determinado carro, entra em uma loja ou usa roupas trazendo o nome das marcas. O público não consegue ignorar esse marketing e ele acontece como se fosse algo natural.

  1. Marketing Social

O marketing social não foca em vendas ou na atração de clientes. Ele visa trazer soluções para problemas reais da sociedade, e seus esforços visam erradicar esse problema, como a arrecadação de fundos, roupas, alimentos, entre outros.

  1. Endomarketing

Esse tipo de marketing é realizado dentro da empresa, ou seja, o seu foco é o público interno, seu bem-estar e satisfação. Visa criar um ambiente mais agradável para que o colaborador seja um defensor da maraca e promova uma imagem positiva sobre ela.

  1. Marketing de exclusividade

Trata-se de focar em um público restrito e seleto, atendendo a necessidade do mesmo. O mercado de luxo é um bom exemplo desse tipo de marketing, porque atua com pouquíssimos clientes e oferece serviços ou produtos limitados e escassos. É fundamental despertar o desejo desse público, para conseguir ganhar mercado.

  1. Marketing de Nicho

Trata-se de atender os públicos que não têm muita opção, ou seja, não têm suas necessidades atendidas por quem trabalha com os produtos que ele consome. A comunicação e especialização são fundamentais para conversar com esse público e ganhar sua confiança.

  1. Marketing de fidelização

Seu foco e transformar clientes em admiradores e propagadores da marca. Trata-se de ganhar a sua confiança ao ponto de que essas pessoas não migrem para a concorrência e ainda ajudem a divulgar a empresa gratuitamente, apenas porque gostam dela, e isso gera um grande valor e reconhecimento no mercado.

  1. Outbound marketing

Apesar de o nome fazer parecer complicado, esse tipo de marketing é aquele que visa captar mais clientes de uma forma direta. Sua estratégia é composta por ações como telemarketing e distribuição de panfletos, ou seja, é um marketing ativo.

  1. Inbound marketing

Enquanto o outbound vai atrás do cliente, o inbound marketing faz com que o cliente venha até empresa, e para isso ele o trai com ações de cunho educativo. Nesse caso trabalha-se o cliente em potencial preparando-o para finalizar a compra.

  1. Marketing de conteúdo

Tem muito a ver com o inbound marketing, e nesse caso, disponibiliza-se informações relevantes e interessantes para o cliente em potencial. São exemplos as postagens em blogs e vídeos. A intenção é fazer o cliente se aproximar, conhecer sua empresa e então dar preferência para ela na hora da compra.

  1. Marketing promocional

A estratégia aqui é despertar no cliente o desejo de ter o produto ou a necessidade dele. Não se limita em oferecer preços mais baixos, mas também outras ações que tragam vantagens para o cliente, como sorteios, amostras grátis e brindes. Esse tipo de marketing além de melhorar a imagem da empresa também fideliza as pessoas.

  1. Marketing de guerrilha

É um tipo de marketing que consiste em encontrar estratégias exclusivas de divulgação da marca ou serviço. Ele promove uma ruptura com os meios tradicionais e inova, com ousadia em certos casos. Mas suas ações chamam a atenção e ganham destaque na mídia por serem diferentes.

  1. Marketing de proximidade

Seu foco está em estratégias de geolocalização que são aplicadas para atrair clientes para lojas físicas. O público a se atingir é aquele mais próximo da empresa, para que ele dê preferência para esse negócio e não os varejistas online.

  1. Marketing mobile

Esse tipo de marketing tem foco nos usuários de aparelhos móveis. Cada vez mais pessoas utilizam esse tipo de aparelho para navegar pela internet e cumprem ações variadas. Então, nada melhor do que exibir ali para elas o seu negócio e sua marca.

Como você pôde ver, cada um dos tipos de marketing é ideal para um determinado momento e para um fim específico. Por isso, antes de elaborar suas campanhas, defina aquilo que seria o ideal para seu negócio, e então, opte pelo tipo de marketing certo para as campanhas e que trará bons resultados.