Você sabia que não existe apenas um jeito de fazer marketing? Isso porque não há apenas um tipo de marketing, mas vários deles. E cada um com um foco específico e uma estratégia diferente.
Conhecer esses tipos de marketing e a forma de aplicá-los pode lhe ajudar a destinar melhor seu orçamento e ainda elaborar campanhas mais eficazes em função da fase em que seu negócio se encontra.
Continue lendo este artigo e descubra quais são esse tipos para saber como aplicá-los e quais são as estratégias que cada um traz.
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Data Driven Marketing
Voltado para dados, esse tipo de marketing evita equívocos pois elimina o “acho” por meio da coleta e análise de informações de usuários. Dessa maneira é possível elaborar campanhas mais eficazes.
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Marketing Direto
Suas estratégias envolvem ações que mantêm o contato diretamente com o público, como o envio de e-mails, venda pessoal, catálogos e telemarketing. Exigem pouco recurso financeiro e possibilitam alavancar as vendas e fidelizar clientes.
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Marketing Indireto
Sua estratégia é exibir a marca ou produto de uma forma sutil, que não pareça ser uma propaganda. É o que acontece em filmes e novelas, quando o ator dirige um determinado carro, entra em uma loja ou usa roupas trazendo o nome das marcas. O público não consegue ignorar esse marketing e ele acontece como se fosse algo natural.
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Marketing Social
O marketing social não foca em vendas ou na atração de clientes. Ele visa trazer soluções para problemas reais da sociedade, e seus esforços visam erradicar esse problema, como a arrecadação de fundos, roupas, alimentos, entre outros.
Esse tipo de marketing é realizado dentro da empresa, ou seja, o seu foco é o público interno, seu bem-estar e satisfação. Visa criar um ambiente mais agradável para que o colaborador seja um defensor da maraca e promova uma imagem positiva sobre ela.
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Marketing de exclusividade
Trata-se de focar em um público restrito e seleto, atendendo a necessidade do mesmo. O mercado de luxo é um bom exemplo desse tipo de marketing, porque atua com pouquíssimos clientes e oferece serviços ou produtos limitados e escassos. É fundamental despertar o desejo desse público, para conseguir ganhar mercado.
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Marketing de Nicho
Trata-se de atender os públicos que não têm muita opção, ou seja, não têm suas necessidades atendidas por quem trabalha com os produtos que ele consome. A comunicação e especialização são fundamentais para conversar com esse público e ganhar sua confiança.
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Marketing de fidelização
Seu foco e transformar clientes em admiradores e propagadores da marca. Trata-se de ganhar a sua confiança ao ponto de que essas pessoas não migrem para a concorrência e ainda ajudem a divulgar a empresa gratuitamente, apenas porque gostam dela, e isso gera um grande valor e reconhecimento no mercado.
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Outbound marketing
Apesar de o nome fazer parecer complicado, esse tipo de marketing é aquele que visa captar mais clientes de uma forma direta. Sua estratégia é composta por ações como telemarketing e distribuição de panfletos, ou seja, é um marketing ativo.
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Inbound marketing
Enquanto o outbound vai atrás do cliente, o inbound marketing faz com que o cliente venha até empresa, e para isso ele o trai com ações de cunho educativo. Nesse caso trabalha-se o cliente em potencial preparando-o para finalizar a compra.
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Marketing de conteúdo
Tem muito a ver com o inbound marketing, e nesse caso, disponibiliza-se informações relevantes e interessantes para o cliente em potencial. São exemplos as postagens em blogs e vídeos. A intenção é fazer o cliente se aproximar, conhecer sua empresa e então dar preferência para ela na hora da compra.
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Marketing promocional
A estratégia aqui é despertar no cliente o desejo de ter o produto ou a necessidade dele. Não se limita em oferecer preços mais baixos, mas também outras ações que tragam vantagens para o cliente, como sorteios, amostras grátis e brindes. Esse tipo de marketing além de melhorar a imagem da empresa também fideliza as pessoas.
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Marketing de guerrilha
É um tipo de marketing que consiste em encontrar estratégias exclusivas de divulgação da marca ou serviço. Ele promove uma ruptura com os meios tradicionais e inova, com ousadia em certos casos. Mas suas ações chamam a atenção e ganham destaque na mídia por serem diferentes.
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Marketing de proximidade
Seu foco está em estratégias de geolocalização que são aplicadas para atrair clientes para lojas físicas. O público a se atingir é aquele mais próximo da empresa, para que ele dê preferência para esse negócio e não os varejistas online.
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Marketing mobile
Esse tipo de marketing tem foco nos usuários de aparelhos móveis. Cada vez mais pessoas utilizam esse tipo de aparelho para navegar pela internet e cumprem ações variadas. Então, nada melhor do que exibir ali para elas o seu negócio e sua marca.
Como você pôde ver, cada um dos tipos de marketing é ideal para um determinado momento e para um fim específico. Por isso, antes de elaborar suas campanhas, defina aquilo que seria o ideal para seu negócio, e então, opte pelo tipo de marketing certo para as campanhas e que trará bons resultados.
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