Embora o mundo digital apresente um crescimento exponencial todos os anos, e isso atraia cada vez mais empresas para esse universo, e seus investimentos, é fato que ele ainda não é perfeito. Afinal, apresenta empecilhos e tendências que afetam a visão que empresas têm dele.
A comScore realizou uma pesquisa nos Estados Unidos sobre os grandes problemas do mundo, digital e reuniu 10 deles em uma lista. Embora tenha como base o mercado americano, isso também é de interesse aqui no Brasil. Por isso, veja a seguir o que essa pesquisa apontou.
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Ainda há uma lacuna entre o meio digital e a TV
Ainda não se pratica divulgar a mesma campanha em canais de mídias diferentes. Ou seja, trabalha-se com campanhas para a internet ou TV, sendo que o ideal seria eliminar essa lacuna, o que somente é possível organizando processos, como do vídeo digital.
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Focando na audiência também da TV
Assim como as campanhas online são focadas no público alvo e com base no perfil do consumidor, as campanhas da TV também devem seguir essa tendência. Com base em sua audiência é que precisam ser disponibilizados os inventários de compras.
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Gerar maior monetização com a tecnologia mobile
Embora os usuários estejam migrando para o mundo mobile, ainda é um desafio para as empresas conseguirem monetizar o seu negócio por meio desse canal. A dificuldade em aumentar as conversões ainda existe, mas pode ser superada como melhorando a padronização das medições.
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Participação em redes sociais
Nem todas as empresas se deram conta disso, mas estar presente nas redes sociais é uma forma de destacar-se da concorrência. Apps de mídias sociais são o primeiro passo para que o usuário entre na internet, e por isso, é essencial a presença ali e em canais de vídeo.
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Chegar ao cliente no momento certo
Também é outro desafio do mundo digital conseguir fazer com que as campanhas das empresas cheguem até o cliente ideal no momento certo. O monitoramento de dispositivos pode ajudar nessa tarefa, pois por meio de gráficos devices é possível ter uma visão integral de como cada pessoa atua e consome publicidade no meio digital.
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Qualidade dos serviços de mídia digital
Há preços competitivos no mercado, mas isso não significa qualidade e as empresas estão começando a perceber que muitas vezes pagar menos pode ser uma armadilha, com erros, dificuldade no tráfego e outros mais. Sendo assim, está começando uma valorização dos serviços Premium.
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Métricas que vão além da visualização de anúncios
Quanto um anúncio foi visualizado já não é suficiente para medir quanto ele foi aceito e se rendeu bons resultados. Para isso, é preciso ir além e também verificar fatores como criatividade, audiência alcançada e o contexto de visualização. Além das métricas de comportamento, eficiência e conversão em si, para ver se realmente teve sucesso.
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Conseguir filtrar de forma eficaz os ambientes
Esses programas se conectam entre si e cumprem tarefas e ações dentro da rede de internet. O problema é que eles podem gerar impressões erradas sobre as campanhas e anúncios, que interferem nas métricas. Com isso, tanto os veículos que oferecem o seu espaço perdem credibilidade como os dados coletados são irreais. Otimizar o método de detecção e de remoção dos botnets é um grande desafio.
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Não valorizar a atenção do usuário
Na criação de campanhas e verificação de métricas é importante também considerar quanta atenção o usuário deu para um anúncio. Ainda que ele não tenha gerado uma conversão, a atenção do usuário mostra envolvimento com a marca ou empresa e deve ser valorizada.
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Não observar todo o conjunto da campanha
Somente o first ou o last click não são boas bases para saber se uma campanha é eficiente ou não. É preciso que as empresas também considere fatores como canais mais eficientes para o marketing, as características de cada anúncio (formato, linguagem, alcance, etc.), tráfego inválido, visibilidade e outros. Assim pode-se saber se a campanha teve mesmo bons resultados ou não.
Vencer esses desafios pode ser mais fácil em alguns casos do em outros. Porém, devemos considerar que o mundo digital está em expansão, em fase de testes e ainda mudando, por isso as empresas e os profissionais que atuam na área devem estar atentos para que possam seguir tendências, atender as necessidades do público e as lacunas que ainda interferem no sucesso total e satisfação do consumidor.