Com certeza desde que você tem consciência de si mesmo convive com propagandas. Isso porque o marketing existe há séculos, e determinar uma data exata para o seu nascimento é impossível.
Porém, conforme a sociedade evoluiu, as interações entre pessoas mudaram, e também a forma como elas negociavam seus produtos e bens. Com isso, o marketing, ou as estratégias de abordagem, evoluíram com foco no interesse de venda e compra.
Embora não se possa precisar quando o marketing nasceu, conseguimos criar uma linha do tempo com datas de acontecimentos importantes e marcos em sua história. Veja a seguir como está organizada essa linha e descubra como aconteceu a evolução do marketing ao longo dos séculos.
1450: Invenção da primeira máquina de impressão
Foi nesse ano que Johannes Gutenberg inventou a primeira maquina de impressão que possuía um tipo mecânico móvel. A partir desse ponto houve a revolução da imprensa e também o desenvolvimento do marketing.
1730: As primeiras revistas
Foi nessa data que as primeiras revistas foram impressas, e essa novidade trazia em suas páginas também anúncios, e eles estavam ainda presentes nos jornais.
1839: Pôsteres de rua
A partir desse ano os pôsteres de rua começaram a se tornar cada vez mais populares. Dessa maneira, era possível atingir diversas pessoas com pouco investimento, e isso contribuiu para que as publicidades se tornassem conhecidas.
1867: Surgiram os outdoors
Mas porque ficar apenas com cartazes se podemos ser ainda mais visíveis? Esses grandes suportes possibilitaram criar anúncios gigantes e que podiam ser visualizados a distância.
1920 a 1949: Rádio, televisão e telefone
Foi nesse período de tempo que aconteceu a era de ouro do rádio, e também começaram a ser utilizados os televisores e os telefones. Mas foi o rádio que contribuiu muito para a veiculação de anúncios.
1950 a 1972: A era dos televisores e telemarketing
Mas o rádio aos poucos perdeu espaço para os televisores, cada vez mais atrativos e interessantes. Também perderem um pouco de espaço para eles as revistas e jornais. Nesse mesmo período o telemarketing começou a ser praticado.
1973 a 1994: A era digital se inicia
A tecnologia evoluiu aqui, e a era digital começa a entrar em ascensão, mudando a forma como o marketing, publicidade e propaganda eram feitos.
1981 a 1984: Computadores
E era da informática também está na linha do tempo, porque foi entre esses anos que os primeiros computadores pessoais começaram a ser vendidos para pessoas comuns nos Estados Unidos.
1990 a 1994: Celulares
Embora seja uma invenção do ano de 1973, foi apenas na década de 90 que os celulares começaram a se popularizar. Se tornaram menores, trouxeram novas funcionalidades e isso agradou o consumidor.
1990 a 1998: Comerciais de TV
Nessa época os jornais perderam ainda mais espaços para a televisão, e os canais, inclusive pagos, começaram a gerar uma boa receita com suas propagandas comerciais.
1995 a 2002: Novas tecnologias
No final da década de 90 e início dos anos 2000 houve grande revolução das novas tecnologias, que fizeram um verdadeiro boom. Tornaram-se populares a tecnologia móvel, o e-mail e a internet.
1995 a 1997: Motores de busca
Surgiram os serviços de busca na internet, que ajudavam os internautas a encontrar aquilo que buscavam. As ferramentas de Search Marketing, em apenas 2 anos tinham 54 milhões de usuários. Também foi nessa época que surgiu o SEO (Search Engine Optimization).
1998: Nascem o Google e os blogs
Os motores de busca passaram por uma evolução quando nasceu o Google, e junto com ele, veio o MSN. Nesse período também começaram a surgir os blogs, e em apenas 1 anos já existiam 50 milhões deles.
2000: Inbound Marketing
Mais do que aparecer e ofuscar a concorrência, o foco passou a ser valorizar a marca para fortalecê-la. Nasce a era onde o consumidor tem atenção, e pensa-se em aproximação, design e compartilhamento de informação, além da educação.
2003 à 2004: As redes sociais
A internet passou a conectar ainda mais as pessoas e as empresas por meio das redes sociais. Nasceram o Facebook e o LinkedIn, e em 2006 o Twitter.
2007: Foco no mobile
Com tantos celulares circulando por aí, as empresas começaram a dar atenção também para essa tecnologia em suas campanhas de marketing.
2010: Evolução do e-mail marketing
Nunca morto, o e-mail marketing agora foi reformulado e ganhou ares de pessoalidade, assim spams são evitados e o alcança-se melhores resultados nas campanhas.
E cada vez mais há mudanças no cenário porque também têm mudado os hábitos de consumo das pessoas. Por isso, ainda teremos outros marcos que vão complementar a linha do tempo do marketing.
Comentários