Não existe apenas uma forma de fazer marketing ou comercializar os produtos de uma empresa. E entre as modalidades de negócio que nós encontramos no mercado temos também o marketing multinível.

Essa é uma modalidade adotada por algumas empresas que veem nesse modelo uma forma rentosa e vantajosa de gerar receita e também de oferecer oportunidade de ganhos para outras pessoas.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o marketing multinível e explicar como ele funciona, além de esclarecer a diferença entre ele a Pirâmide. Continue lendo e entenda.

Entenda o que é o marketing multinível e sua origem

O marketing multinível também é conhecido como marketing de rede, e ele não se trata de uma ideia nova. Na verdade, essa modalidade de negócio surgiu em 1940 nos Estados Unidos, e de lá para cá passou por vários ciclos, chegou a diversas nações e adaptou-se conforme o mercado exigiu.

Esse modelo de negócio consiste na venda de produtos ou serviços de uma empresa, sendo que quem decide fazer parte da equipe pode trabalhar com vendas diretas ou então ser o administrador de uma rede.

As vendas diretas consistem em oferecer diretamente para o cliente final o produto ou o serviço da empresa que é representada. E no caso da administração de rede trata-se de atrair mais pessoas para participar do negócio.

Quem faz a venda tira a sua renda da comissão por aquelas que efetua. E quem trabalha com administração tem o seu lucro sobre as vendas das pessoas que foram convidadas por ele.

A diferença entre marketing multinível e Pirâmide

Em razão das diversas fraudes e perdas que as pessoas sofreram por causa das pirâmides o marketing multinível teve um abalo na confiança e credibilidade que possuía. Mas é preciso compreender que os dois são muito diferentes.

A pirâmide prevê ganhos apenas enquanto há pessoas aderindo ao modelo de negócio. Assim, quem está no topo tem um lucro maior conforme novos membros chegam, mas aqueles que estão em baixo da pirâmide, na base, não conseguem obter lucro algum se não chamarem alguém, ou seja, o negócio tende a falir em algum momento.

E no caso do marketing multinível isso não acontece, porque trabalha-se com produtos ou serviços reais. Assim, enquanto os associados continuarem trabalhando para vender aos clientes, todos vão ganhar a sua parcela de renda.

Algumas empresas de cosméticos trabalham com marketing multinível, onde há vendedores que oferecem os produtos e administradores que coordenam as equipes de vendas. Todas as pessoas envolvidas têm o seu lucro e usufruem do modelo de negócio.

Ou seja, o marketing multinível é a opção para algumas empresas e pode se adequar muito bem dependendo do setor de atuação. A empresa consegue ampliar seu mercado e ainda oferece a oportunidade de renda extra para quem está disposto a fazer parte de sua equipe.