É natural que o foco das campanhas de marketing de uma empresa esteja no cliente externo, ou seja, o seu consumidor. Porém, os empreendedores não podem esquecer que também é preciso realizar o Endomarketing em sua empresa.

Essa prática é determinante para o sucesso da marca e do negócio, e por essa razão hoje vamos falar um pouco sobre ela e sua importância, além de trazer algumas dicas de como colocar em prática. Continue lendo!

O que é o endomarketing

Focados em atrair mais clientes para as empresa, os empresários costumam dar atenção para o cliente externo, que é aquele que vai trazer bons resultados em vendas. Porém, não se pode esquecer de um público igualmente importante: o interno.

O Endomarketing consiste em promover ações de marketing voltadas para os colaboradores da empresa, ou seja, o público interno dela. Afinal, quem atua no negócio também é um consumidor e precisa estar satisfeito com o produto ou serviço prestado.

Então, além de elaborar campanhas que vão divulgar o nome da empresa e seu produto, estimulando o consumidor, público-alvo, as ações de marketing também precisam visar a satisfação dos profissionais que trabalham na empresa, porque quando eles estão satisfeitos o negócio tem maiores chances de ser bem sucedido.

A importância do Endomarketing dentro das empresas

Assim como um cliente externo, o cliente interno ajuda na divulgação da marca. Quando ele é alvo de ações positivas e incentivadoras dentro da empresa ele se torna um aliado na propagação de uma imagem positiva da empresa

O Endomarketing ajuda a fazer de cada colaborador um aliado, que vai estimular o público externo e assim favorecer o sucesso e crescimento da empresa. E tudo isso de forma espontânea e verdadeira, porque então ele estará realmente feliz com aquilo que ele mesmo ajuda a produzir.

Mas para que isso seja possível é essencial realmente traçar estratégias internas para realização do Endomarketing. E a seguir deixamos algumas dicas para que você possa aplicar essa prática em sua empresa e usufruir dos bons resultados que ela proporciona.

  1. Promoção de Eventos

Datas especiais precisam ser comemoradas e são uma ótima maneira de reunir os colaboradores e promover sua satisfação, pela atenção que a empresa tem com eles. Datas festivas do calendário convencional podem ser lembradas, assim como as datas importantes para a empresa, como seu aniversário.

  1. Palestras e treinamentos

Também são momentos importantes que trazem mais de uma vantagem para a empresa. As palestras e treinamentos ajudam a manter a qualidade dos serviços prestados e ainda geram uma imagem positiva par empresa, porque então o colaborador percebe interesse dela em sua formação crescimento profissional.

Política de incentivo

A política de incentivo visa premiar os colaboradores ou equipe que se destacar em um determinado período. Ele recebe um presente ou bonificação da empresa como reconhecimento por seu esforço e sua educação. Isso inspira a trabalhar pelo crescimento da empresa.

Comunicação interna

Canais de comunicação também são uma boa prática de Endomarketing. Eles ajudam a manter a proximidade do público interno com a marca e trazem novidades e informações, além de facilitarem o envio de sugestões, reclamações e outros mais.

O foco do Endomarketing é fazer com que o público interno realmente se comprometa com a marca por estar interessado em fazê-la crescer. E para isso é preciso despertar nele um sentimento de simpatia e até mesmo carinho, a fim de que ele se dedique e promova uma imagem positiva.