As vendas pela internet não param de crescer, e ela também favorece a divulgação de empresas físicas, que conseguem atrair clientes também pelo meio virtual. E um dos grandes aliados dos empreendedores são as redes sociais.

Especialmente o Facebook é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas. E se fizermos as divulgações do modo certo, bem como aproveitando todos os recursos que ele oferece, conseguimos aumentar ainda mais o número de conversões.

Continue lendo nosso artigo e saiba como usar o Facebook para vender mais e conquistar o público, fazendo sua empresa se tornar conhecida e fidelizando os clientes.

As duas formas de vender pelo Facebook

De um modo geral existem duas maneiras de fazer vendas pelo Facebook. Uma delas é utilizando a fanpage para postar fotos de produtos, divulgar promoções, linkar para a página de vendas, promover conteúdos, enfim, postar algo que esteja relacionado com sua empresa.

A outra forma é utilizar aplicativos para transformar sua fanpage em uma loja virtual. Nesse caso ela seria convertida e configurada para que o cliente pudesse, pelo Facebook, ver uma vitrine dos seus produtos.

Não é preciso escolher entre uma técnica e outra. Você pode usar as duas e administrá-las em conjunto para que seu negócio tenha força na internet. Basta adotar estratégias para atrair pessoas.

Essas estratégias são muito importantes, afinal o Facebook é um espaço utilizado para que as pessoas possam se conectar e comunicar, dar sua opinião, enfim, ter liberdade e acesso a informações. Então, você precisa manter uma relação próxima ao seu público que está nessa rede social.

Essa relação e contato mais próximos fará com que sua marca ganhe prestígio e credibilidade, além da simpatia das pessoas. Dessa maneira elas vão se tornar clientes e vão preferir a sua empresa à concorrência.

Veja a seguir algumas estratégias que são necessárias para que seu Facebook seja uma máquina de vendas:

Conhecer o seu público

Você precisa saber quem é a pessoa que consume aquilo que você vende. Qual é o perfil do seu cliente. Informações como sexo, idade, região onde vive, hábitos que possui, sites e blogs que acessa, entre outras mais te darão uma ideia de como se comunicar com essas pessoas.

Se comunicar com o seu público

Você deve conhecer o seu público para se comunicar com ele da forma certa. Tanto na linguagem adotada como no tipo de postagem que fará. Postando algo que o agrade você aumenta seus seguidores, ganha mais curtidas e compartilhamentos.

Dar atenção para as pessoas

Responder comentários, atender solicitações e sugestões, responder de forma educada às críticas, entre outras ações é necessário. Essa comunicação e atenção que você dá para seu público mostra que você o valoriza, e isso é reconhecido pelas pessoas, que vão preferir sua empresa.

Analise suas postagens

Esteja sempre atento para as postagens que geram maior engajamento das pessoas, ou seja, aquelas que recebem curtidas, comentário e são compartilhadas. Também observe aquelas que geraram mais tráfego para seu site, ou blog.  Assim, você saberá como deve ser a abordagem para conseguir atrair as pessoas para as vendas.

Divulgue pelo Facebook Ads

O Facebook Ads é um recurso muito interessante para você segmentar sua campanha publicitária. Por meio dele você direciona seus anúncios para as pessoas que são clientes em potencial, então tem maiores chances de vender.

Os anúncios são personalizáveis e você consegue acompanhar os resultados de sua campanha para que também possa mudar sua estratégia caso ela não tenha muito sucesso da primeira vez.

Aproveitando cada ferramenta e recurso que o Facebook oferece, bem como aderindo às práticas ideais, você conseguirá fazer com que sua marca fique conhecida no Facebook, e isso gerará tráfego para seu site e ainda vai atrair mais clientes para sua empresa.